ESTADO
DO ACRE
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL “PLÁCIDO DE CASTRO”
Culminância do Projeto Interdisciplinar
“Da cor do Brasil”
Objetivo:
Apresentar à comunidade escolar as
atividades desenvolvidas no projeto “Da
cor do Brasil” que busca mostrar a identidade cultural
de nosso povo, compreendendo a si mesmo como resultado desse processo de
miscigenação e pertencente a essa sociedade.
PROGRAMAÇÃO
Parte I
Data: 03 /12/2014
Horário: 10h45min – MANHÃ
16h45min – TARDE
Local: Refeitório da escola.
Abertura – Neusa Rego
Ø Dança
Olodum- resp. Marcela e Luzivane;
Ø Dramatização-
Racismo no avião –resp.Meire
Ø Peça
teatral – Preconceito – resp.Luzivane
Ø Dança Axé
–resp.Luciana
Ø Dramatização
– Ter consciência negra- resp.Leandra/Aldineire;
Ø Dança – O
canto das três raças – resp.Gabriela;
Ø Dança waka
- waka- resp.Meire;
Parte II
Data: 06 /12/2014
Horário: 08h00min ás 12h00min
Local: Refeitório da escola.
Abertura – Neusa Rego
Agradecimentos:
professores, alunos, coordenação e funcionários.
Ø
Desfile das bandeiras
– Escola/Município/Estado/Brasil/África do Sul- resp. Prof.Luzivane;
Ø
Dança - Maculelê
– Professoras Rosinha
Roda de capoeira – Valdernilson
GINCANA (a cada 4
questões uma apresentação)
Ø
Dança Pérola Negra - Professora Meire
Ø Escolha da baiana mais bem arrumada- Aldineire /Rosinha; (Prova vale
ponto)
Ø Escolha do melhor discurso sobre racismo e preconceito (Prova vale
ponto)
Ø Escolha do melhor cartaz sobre o tema- Resp. Valéria
/Luciana; (Prova vale
ponto)
Ø Melhor torcida/grito de guerra - (Prova vale ponto)
Ø
Do passinho –
resp. Prof.Aldineire;
Ø
Personalidades
negras...; resp. Professora
Meire/Silvia/Rogério.
Ø
Dança – música olhos coloridos – 8º ano “C” - Gabriela
Ø Carimbó - resp. Marcela /
Luzivane
Ø Canto de
música Zumbi -7° ano “A”– Rosinha
Ø Samba – resp. Luciana;
Ø Dança Morena de Angola – resp. Graciela;
Ø Pagode – resp. Valéria;
Ø Desfile pratos típicos da culinária afro-brasileira resp. Meire/Silvia/Rogério
Ø Dança –
Bolimbolacho- 8° ano “B”- resp.Anna
Aline
Ø Escolha da beleza negra –
masculino e feminino - Marcela;
SERVIR A
FEIJOADA;
PROJETO INTERDISCIPLINAR
DA COR DO
BRASIL
Enquanto
a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: DA COR DO
BRASIL
Tempo de execução: um
mês – 22/10 a 22/11/2014.
Culminância: Dia
21 de novembro –
Característica: Projeto
interdisciplinar, envolvendo História, Geografia, Artes, Religião, Ciências e
Inglês.
Público alvo:
Alunos do 6º ao 9° ano
2. JUSTIFICATIVA
Em cumprimento a lei nº 10.639 de 09 de
janeiro de 2003 que i torna obrigatória a temática “História e cultura
Afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio, instituindo Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico - Raciais, esta
unidade de ensino decidiu desenvolver o projeto Interdisciplinar “DA COR DO BRASIL” a partir de temas
que norteiam a discussão sobre a igualdade racial, reconhecimento e
valorização da história da África, cultura negra brasileira, o negro na
formação da sociedade brasileira, a luta
e contribuição dos negros nas
áreas social,econômica e política do Brasil.
O principio norteador deste projeto é a
questão do negro, a desconstrução do preconceito racial e a reafirmação de
uma autoestima positiva da população negra e mestiça. Com este trabalho esperamos que
a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência,
do preconceito e do racismo e que a partir dessas
reflexões conheçamos com maior clareza o universo cultural afro-brasileiro.
3. OBJETIVOS GERAIS
Propiciar aos alunos conteúdos e conceitos relevantes acerca dos
diversos temas que contam a contribuição para acultura e a sociedade
brasileira, bem como refletir a respeito da invisibilidade desses indivíduos
na nossa história.
3.1. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
v Investigar e discutir a identidade cultural de
nosso povo, compreendendo a si mesmo como resultado desse processo de miscigenação
e pertencente a essa sociedade;
v Conhecer as diversidades culturais brasileiras,
respeitando-as como resultantes
de um processo histórico;
v Identificar elementos culturais que constituem o
chamado sincretismo religioso brasileiro.
v Conhecer a formação do continente africano;
v Reconhecer a influencia cultural dos povos
africanos no Brasil;
v Refletir sobre a institucionalização do
preconceito racial;
v Compreender que a cozinha africana ajudou a criar
a cozinha brasileira.
v Reconhecer a influencia africana no repertório
linguístico da Língua
Portuguesa, identificando a origem das palavras e suas derivações;
v Propiciar o conhecimento acerca das histórias de
vida de personagens negros e sua contribuição para a cultura e a sociedade
brasileiras;
v Conhecer os temperos introduzidos pelos africanos
nos pratos brasileiros;
v Refletir sobre a utilização da mão de obra
escrava no Brasil;
v Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
v Trazer à tona, discussões
provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais
crítico frente à realidade social em que vivem centenas de negros no Brasil;
4. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
ü Leitura e
discussão de textos informativos;
ü Realizar uma
investigação de forma natural e espontânea para verificar os conhecimentos
prévios dos alunos sobre o tema Dia da Consciência Negra;
ü Elaboração de atividades que promovam debates e conscientizações sobre
o tema do projeto;
ü Pesquisas a partir dos temas abordados;
ü Apresentar
slides, vídeos, documentários, filmes sobre o tema estudado.
ü
Apresentação de danças
originárias da África;
ü Apresentação de
peças teatrais relacionadas ao tema do projeto.
ü Apresentação de Roda de Capoeira;
ü Criação de paródias pelos alunos sobre o tema;
ü Realização de uma gincana;
ü Palestra sobre direitos humanos com foco na causa negra; Rosinha
/Aldineire
5. TEMAS A SEREM TRABALHADOS NO DECORRER
DO PROJETO
v Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o
negro é visto hoje dentro da nossa sociedade? - Ensino Religioso
v Verificação
do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do Mapa mundi – prof. de Geografia;
v A influência
cultural dos povos africanos no Brasil e no Acre – História
v A presença da
culinária africana no cardápio brasileiro – Ciências
v A religiosidade
– Ensino Religioso;
v As
personalidades negras que se destacaram no mundo – Ciências
v Contexto
histórico: As marcas africanas na formação da identidade brasileira- Geografia;
v Palavras
africanas incorporadas a Língua Portuguesa – Inglês;
v A influência africana
na musica, dança e nas artes – Artes;
v A escravidão no
Brasil - História;
v História e vida
de Zumbi- História;
v
História do dia da Consciência Negra – todos;
6. PRODUTO FINAL
ü Desfiles
ü
Paródia;
ü Roda de
capoeira;
ü Apresentação de
Peças teatrais
v
Racismo no avião - Professora Meire
ü Escolha do melhor cartaz sobre o tema;
ü Escolha do melhor discurso sobre racismo e preconceito (alunos da
gincana);
ü Melhor grito de guerra (gincana);
ü Gincana;
ü Culinária – fazer um desfile mostrando os pratos típicos da culinária?
ü Servir uma feijoada;
7. RECURSOS
·
Textos, vídeos, danças e filmes, Internet, DVD, CD,
papel, pincel, Pen drive, Data show, TV, caixa de som, microfone;
8. Avaliação A avaliação será contínua observando o envolvimento nas atividades propostas.
9.REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Projeto Minha África Brasileira- Projeto Poronga
Culturas africanas e afro-brasileiras em
sala de aula – Renata Felinto
Google
http://smsnteacher.blogspot.com.br/
Professores
Aldineire Maria Albano
Ponciano- História / Geografia
Maria Rosineide Alves
dos Santos - História
Maria Leandra Alves
Pereira - História
Gabriela Joelma da
Frota Bruneta - História
Maria Luzivane Silva
Piauhy - Geografia
Graciela Aparecida B.
Garbin - Geografia
Rogério da Costa Lopes
– Ciências
Meire de lima Andrade -
Ciências
Silvia Vieira Lessa
- Ciências
Maria Vanete de Lima
Freire – Ensino Religioso
Anna Aline Correia
Patrício - Ensino Religioso
Marcela da Costa Silva - Inglês
Luciana de
Oliveira Machado – Inglês/Artes
Ana Valéria T. do Nascimento - Artes
Colaboradores:
Érica Alessandra
Quirino Gomes – Coordenadora Pedagógica
Maria
Neusa Araujo Rego - Gestora
Valdernilson Lima Gomes
– Coordenador de Ensino
Maria jocilene da Costa
Ozório – Coordenadora Administrativa
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário