PAUTA
II PLANEJAMENTO HORIZONTAL – 2016
PERÍODO:
02.06.2016 – Quinta-feira
TEMPO
PREVISTO: 4h
CAPACIDADES/OBJETIVOS
- Reconhecer a sequência didática como um
recurso pedagógico que norteia o ensino;
- Analisar SDs de diferentes áreas de
conhecimento para que o coordenador se aproprie de conhecimentos para
intervir na sua elaboração e validação;
- Apresentar o
rendimento bimestral, fazendo
algumas reflexões sobre o resultado e o que pode ser melhorado nos segundo
semestre para superar as
dificuldades do primeiro.
- Discutir e
refletir a cerca de alguns pontos que precisam ser melhorados para o
desenvolvimento do trabalho no unidade de ensino.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS/CONTEÚDOS
- Sequência didática – estudo e análise.
- Rendimento do 1º bimestre- apresentação
e análise.
- informes.
·
Extensão e adaptadores para tomadas;
·
Apresentação PPT/Pauta;
·
Papel A4/sulfite;
·
Textos;
·
Data show/ caixinhas de som/ notebook.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
[Das 18h às 18h15min] – ABERTURA/ ACOLHIMENTO
§ Acolhida – Vídeo “.......”
§ Estabelecer
combinados quanto ao cumprimento dos horários, uso de celular durante o encontro
etc.
§ Orientar os
participantes para fazerem o registro escrito das discussões como extensão da
nossa memória.
§ Apresentação
dos objetivos e conteúdos do encontro.
[Das 18h15min às 18h35min] – SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
ATIVIDADE I – ESTUDO
DIRIGIDO
§ Explicar
que neste momento será realizada a leitura do texto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO
RECURSO PEDAGÓGICO de Vanusa Stefanon
Maroquio, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Camila de Oliveira Fonseca para
apropriação dos conhecimento sobre o tema abordado;
§ A
leitura será feita silenciosamente por cada participante;
§ Após
este momento o formador fará a socialização das ideias do texto com todo o
grupo.
COLA – TÓPICOS
DO TEXTO
- Definição de sequência
didática;
- conjunto de funções para
elaboração da SD;
- Quadro para elaboração da
SD;
[Das
18h35min às 19h20min]
ATIVIDADE
II -
ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
· A formadora solicitará que
os professores se reúnam por área , conforme divisão abaixo, para realizar a
análise de uma sequência didática, com base no que foi estudado na primeira
atividade;
· G1 – Português
· G2 –História;
· G3 – Geografia;
· G4 - Ciências;
· G5 - Matemática;
· Entregar aos grupos, cópias de sequências didáticas de diferentes
áreas conhecimento e pedir que cada grupo leia e analise a SD destacando os
pontos que precisam de intervenções do coordenador pedagógico.
Neste momento, é importante destacar que se faz necessário a retomada dos
quadros de elaboração e validação das SDs :
· Após a
análise os grupos farão a socialização de suas observações.
Análise da SD 2 – HIST. - Cola
Análise da SD 3 – GEOG. - Cola
Análise da SD 4 – CN – Cola
Análise da SD 5 – MAT. – Cola
FORMADOR
|
Lembrete:
Após as discussões
acima, o formador deverá ressaltar a importância de se elaborar atividades
significativas, mobilizadoras, que contribuam para a compreensão do texto e
proficiência leitora dos alunos. Falar da
necessidade da escola criar condições para que os alunos se apropriem dos
diferentes procedimentos de leitura de textos. Falar também da importância de
que os professores de todas as
disciplinas compreendam os procedimentos de como poderiam trabalhar com os
textos que circulam em suas áreas, para tanto o coordenador no momento do
planejamento orientar os professores a utilizarem os diferentes gêneros
textuais indicados nas OCs.
|
· Apresentar aos
professores o que deve ser observado numa sequência didática descritiva, conforme
quadro abaixo:
Objetivo da aula
|
Avaliação de verificação da aprendizagem
|
Atividades
|
||||
Professor
|
Aluno
|
Organização
da sala de aula
|
Tempo
|
Recursos/
material
|
||
O que você
quer que seus alunos saibam ou sejam capazes de fazer (habilidade) ao final
da aula
|
Descreva
como você vai verificar se eles aprenderam:
- Qual
pergunta o aluno deverá responder ou qual atividade deverá desempenhar?
-Que instrumento
será usado para fazer a verificação?
|
O que você
fará?
|
O que os
alunos farão enquanto isso?
|
Como a sala
estará organizada
|
Tempo em minutos
para cada etapa
|
Recursos necessários
|
[Das 19h20min às 19h35min] - INTERVALO
Comemoração dos aniversariantes
[Das
19h35min ás 20h ]
·
Apresentação do rendimento do primeiro
bimestre;
[Das 20h ás 22h]
INFORMES ADMINISTRATIVOS
Sites:
Avaliar
para ensinar melhor: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/
avaliar-ensinar-melhor-424538.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário