sábado, 27 de março de 2010

ESCOLA PLÁCIDO DE CASTRO COMEMORA MAIS UM ANIVERSÁRIO


A escola Plácido de Castro como toda escola tem uma história ,  cada um que por ela passa de alguma forma dela participa, tece sua história, forma identidade, a sua e a da escola.
A cada ano letivo uma página da história da escola é escrita.
O tempo passa... Os rastros, as marcas, as lembranças, a memória, matérias-primas da história, vamos deixando de lado, esquecidas no abandono dos álbuns de retrato, dos velhos livros de matrículas, atas e pontos, nas carteiras antigas, nos relógios parados, nos troféus escondidos, nos livros mofados e canetas perdidas.
Queremos  hoje homenagear a todos: Gestores, Coordenadores,  Professores, funcionários, alunos, pais e amigos que passaram e contribuíram para o crescimento desta escola, acreditaram e se propuseram a dar continuidade a esta história
A escola orgulha-se por trilhar um caminho significativo e marcante na vida de cada cidadão, compartilhando assim a sabedoria, o exemplo de educar com qualidade, na simplicidade, rompendo barreiras e alcançando vitórias no decorrer dos 54 anos percorridos com amor e dedicação à educação.


A escola comemorou o seu aniversário  com uma grande festa de integração hoje pela manhã. Durante a festa aconteceu: leitura de poesia , paródia em homenagem a escola, desfile de alunos que representaram os gestores passados e o atual, danças,  recebimento de medalhas para os vencedores da corrida, tivemos o momento cultural , enfim foi uma manhã de festa e descontração

Agradecemos a presença de todos os funcionários, que juntos comemoramos mais uma ano de existência da nossa escola.
Parabéns! Parabéns! Plácido de Castro.



Gestora Neusa e Professor Edinardo




 Aluno do Poronga

Corrida dos alunos na Av. Antônio Frota

Concentração para início da corrida

Concentração




Esmael do Poronga um dos vencedores da corrida


Entrega de medalhas pela  Professora Aldineire

Entrega de medalha pela professora Ida


Galera entusiasmada 
Leitura de uma poesia
Professor Nilson 















sexta-feira, 26 de março de 2010

PARABÉNS ESCOLA PLÁCIDO DE CASTRO PELOS SEUS 54 ANOS.



Parabéns pelos seus 54 anos
Escola Plácido de Castro

No dia 27 de março a escola completa 54 anos dedicados à educação de Tarauacá.
Alunos, professores, pais e funcionários sentem-se orgulhosos de poderem neste dia homenagear esta escola que tanto contribui para a formação de crianças, jovens e adultos

HISTÓRICO DA ESCOLA


A Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro foi instalada neste município a 27 de março de 1956, através do Decreto nº 44 de 23 de março de 1953 com a denominação “Curso Normal Regional”, sob direção da professora Isabel Monteiro Medeiros, funcionando em prédio provisório na escola João Ribeiro.
            Em 1974, passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental “Plácido de Castro” em homenagem ao herói desbravador de nosso Estado Cel. José Plácido de Castro, funcionando em prédio próprio.
            Em 1º de março de 1977, com a implantação da Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971, passou-se a chamar de 1º grau “Plácido de Castro”, com sede e fórum no município de Tarauacá Estado do Acre, situada a Av. Antônio Frota nº 377 – Centro, atendendo alunos de 1ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos. Em 1996 a escola passou a atender somente de 5ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos. E desde 1998 passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental “Plácido de Castro”.
           No ano de 2006, durante o governo do então governador Jorge Viana a escola teve seu prédio reformado e ampliado.
           Nestes 54 anos de fundação a Escola Plácido de Castro teve vários diretores que muito  fizeram pela escola e consequentemente pela educação de nosso município. Os diretores foram os seguintes:
DATA
NOMES
1956 – 1957
 Isabel Monteiro Medeiros
1958
 Maria Augusta da Silva
1959 – 1962
 Raimundo Gomes de Oliveira
1962 – 1964
 Victor dos Anjos do Nascimento
1964 – 1966
 Tupanir Gaudêncio da Costa
1966
 Raimunda Lima Coelho
1967 – 1971
 Ciriná Barbosa da Cunha
1971 -  1972
 Irmã Clarinda Canci
1973
Sebastião Galvão Lessa
1974
 Francisca Aragão Leite
1975 – 1978
 Francisca Araújo da C. Bayma
1979
 Manoel Zilmar G. de Brito
1980 – 1983
 Raimunda Soares El-Showwa
1984 – 2000
 Raimunda Nonata de Alcântara
2001 – 2006
 Sirleida da Silva Prado
2007
 Maria da Liberdade Bayma Saraiva
2008 – 2011
 Maria Neusa Araújo Rego

Neste ano de 2010 a Escola de Ensino Fundamental “Plácido de Castro”, atende uma clientela de 676  alunos distribuídos nos turnos seguintes: No 1º turno (matutino) funcionam 08 turmas com 277 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No segundo turno (Vespertino) temos 07 turmas com 223 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,  02 turmas do programa Poronga com 85 alunos  e no terceiro turno (noturno) funciona  01 turma de EJA I com 31 alunos e  03 turmas de EJA II  com 85 alunos. Com um total geral de 676  alunos matriculados e distribuídos em 22 salas de aulas com um número total de 27 professores 23 funcionários de apoio. A equipe gestora  é formada pela professora Maria Neusa de Araújo Rêgo (diretora), pela professora Maria da Liberdade Bayma (coordenadora de ensino) e pela Jocilene Ozório da Costa (coordenadora administrativa). A escola  conta ainda com duas coordenadoras pedagógicas: professora  Raimunda Nonata de Alcântara e a professora Silvia Vieira Lessa.
             A escola de ensino fundamental “Plácido de Castro” é mantida pela Secretaria de Estado de Educação escrita no CNPJ sob o nº 01.223.319/000-49.

FILOSOFIA DA ESCOLA
              Em sua filosofia a escola de Ensino Fundamental “Plácido de Castro” tem como objetivo formar o aluno integralmente para a vida em sociedade em busca do bem, da fraternidade e da paz mundial sem distinção de cor, raça, religião e situação sócio-econômico.

VISÃO ESTRATÉGICA

1. VALORES
Ø  Respeito pelo indivíduo: Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa dentro da escola.
Ø  Inovação: Incentivamos a busca de soluções criativas e inovadoras na solução dos desafios.
Ø  Solidariedade: Valorizamos o espírito coletivo, comprometimento e colaboração no alcance dos objetivos institucionais.

2. VISÃO DE FUTURO.
  Realizaremos nosso trabalho de maneira eficaz, segura e responsável, respeitando nossos alunos, pais  colaboradores, comunidade e o interesse público.

3. MISSÃO:
Nossa missão é garantir  um ensino de qualidade, visando que o educando aprenda a socializar-se, goste de ler, comunique-se, resolva situações-problemas, garantindo ainda, o acesso, permanência e sucesso dos alunos a fim de formar cidadãos críticos, capazes de agir na transformação da sociedade.
4- OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

Ø  Elevar o desempenho acadêmico dos alunos;
Ø  Melhorar o gerenciamento escolar.

A escola tem feito uma política de inserção de toda clientela escolar nas atividades desenvolvidas na escolar, bem como, nas datas comemorativas.

No ano de 2006, as dependências da escola passaram por uma reforma, mantendo-se sua estrutura original, mas retirou-se o auditório e acrescentaram uma quadra poliesportiva.    

quinta-feira, 11 de março de 2010

DE VOLTA À ESCOLA/ PROJOVEM



Público Alvo:
Jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental.
o que o PROJOVEM  urbano oferece:

  • REINSERÇÃO DOS JOVENS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO COM OPORTUNIDADE DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 9º ANO)
  • AUXILIO FINANCEIRO NO VALOR DE R$ 100,00 MENSAIS;
  • IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE POTENCIAIS DE TRABALHO  E CAPACITAÇÃO DOS JOVENS PARA O MUNDO DO TRABALHO.
  • PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS EM AÇÕES COLETIVAS DE INTERESSE PÚBLICO.
  • INCLUSÃO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO PRODUTIVA E DE COMINICAÇÃO. 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA:
  • FOTOCÓPIA DA IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
obs: as vagas são limitadas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher



História

8 DE MARÇO É DA MULHER 

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais 

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. 

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. 

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.



Mulher
  
Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude
 outras
mulheres  a conquistarem
a liberdade de Ser...

 Ilsa da Luz Barbosa

Professora Ezileida do Poronga

Professora Ezileida   em atividades 





ACESSO A INTERNET.

ACESSO A INTERNET É REALlDADE



A escola Plácido de Castro oferece aos  alunos  acesso a internet para  que realizem seus trabalhos extra-classe no contra turno.

INCENTIVO A LEITURA

INCENTIVO A LEITURA

Os professores  de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano estão  desenvolvendo um projeto de incentivo a leitura. Os alunos são convidados a fazerem leitura no contra-turno de livros de literatura infanto-juvenil.  Segundo depoimento dos alunos eles estão  gostando muito. 

Professor Nilson - Notação Cíentífica


O prof. Nilson demonstrou para os discentes a aplicabilidade da Notação Científica, nas medidas de massa dos planetas e nos tamanhos proporcionais que eles realmente têm. Utilizando slide no projetor de imagem.

    

terça-feira, 2 de março de 2010

PLANEJAMENTO É O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

A Escola Plácido de Castro iniciou esta semana o planejamento individual e quinzenal com os seus professores. Todos os professores planejam com o coordenador de turno com objetivo de melhorar sua prática educacional. A escola acredita que um bom planejamento faz toda a diferença na sala de aula.


Coordenadora Liberdade  e a Profª de Líng. Portuguesa Andréia


         Profº  de matemática Valdernilson  e Coordenadora Liberdade

Professora Fátima - EJA -  Educação de Jovens e Adultos




Coordenadora Raimunda  e a  Profª  de Artes Maria do Livramento

Professor João Rego - EJA

Coordenadora Silvia e o Profº  de Ed. Física Célio Braga

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DA ESCOLA EM 2009 SUPERA EXPECTATIVAS DA EQUIPE GESTORA.

O sucesso do trabalho de uma gestão escolar muitas vezes se mede pelos índices de aproveitamento. Nossos números nos permitem afirmar que em 2009 superamos a nossa expectativa.