PROJETO
DE LEITURA
PROJETO: MINHA ESCOLA LÊ. EMBARQUE NESSA VIAGEM.
JUSTIFICATIVA
Considerando essa realidade, o Projeto: Minha
escola lê. Embarque nessa viagem, foi elaborado, visando oferecer aos alunos
oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita,
pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue
realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente
transformador, construtor da própria história.
Para incentivar o
desenvolvimento do hábito da leitura e da escrita, na comunidade escolar, serão
desenvolvidas atividades envolvendo docentes e educandos na interatividade com
o livro, despertando e estimulando o prazer de ler e escrever.
Objetivo Geral
Proporcionar
momentos extrovertidos e agradáveis, que despertem o gosto e o prazer pela
leitura e escrita que motive os alunos para a importância desta como fonte de
ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, criando condições
para que o aluno desenvolva o gosto pela diversidade textual.
Objetivos
Específicos
Ø
Estimular o gosto pela leitura
vivenciando emoções, fantasias e imaginação nas
diferentes situações e práticas sociais;
Ø
Refletir sobre os
elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do
professor);
Ø
Produzir e revisar textos
em diferentes gêneros;
Ø
Oportunizar aos estudantes o um acervo
com uma variedade de gêneros, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e
suas capacidades criativas;
Ø
Interpretar histórias
lidas;
Ø Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades
lúdicas;
Ø
Desenvolver nos alunos a
autoconfiança na sua capacidade de aprender;
Ø
Desenvolver estratégias e
procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;
Ø Desenvolver as capacidades das habilidades
lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
Ø
Assistir a exibição de
DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
Conteúdos:
Caricaturas,
Cartum,
Charge,
Conto,
Fábula,
História em quadrinhos,
Leitura e escrita dos gêneros:
Lenda,
Literatura de cordel,
Mito,
Propaganda e anuncio.
Situações de aprendizagem
Ø
Criar o cantinho de
leitura;
Ø
Estudos de vocabulários
presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Ø Gincana
entre classes- Soletrando;
Ø
Interpretações orais e
escritas de histórias lidas pelos alunos;
Ø Proporcionar
momentos de contação de histórias entre as turmas- avental pedagógico;
Ø
Trabalhar leitura de livros infanto-juvenis;
Ø
Trabalhar a fala, com
peças teatrais, criando assim um momento alegre e divertido;
Ø
Interpretações orais e
escritas de histórias lidas pelos professores;
Ø Dialogar
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
Ø Roda
de leitura para socializar o texto e/ou livro lido em casa;
Ø Dramatização
de lendas amazônicas;
Ø Dança;
Ø Dramatização
com fantoches;
Ø Proporcionar
momentos de interpretação e escrita de histórias em quadrinhos;
Ø
Trabalhar a arte (desenho) caricatura, cartum, charge;
Ø
Criar o mural dos leitores da semana.
Produto final –
Danças,
Depoimento dos alunos e professores.
Dramatização,
Exposição do material confeccionado pelos
alunos e utilizado na sala,
Final do soletrando,
Painel de fotos,
Recursos
Livros literários, livros infanto-juvenil,
textos variados, literatura de cordel, avental pedagógico, fantoches, murais,
data show, computador, cartaz, televisão, DVD, quadro de giz.
Avaliação
A avaliação do projeto
ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a
observação da atuação dos professores, o envolvimento dos alunos nas atividades
proposta tanto de leitura quanto de escrita, e demais atividades desenvolvidas
pelos alunos. Considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos
envolvidos no decorrer e ao final do projeto.
Bibliografia
www.trnoticias.com.br
www.google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário