quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Abertura do Projeto de Leitura

PROJETO DE LEITURA


PROJETO: MINHA ESCOLA LÊ. EMBARQUE NESSA VIAGEM.  


JUSTIFICATIVA

              Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
      Considerando essa realidade, o Projeto: Minha escola lê. Embarque nessa viagem,  foi elaborado, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.
        Para incentivar o desenvolvimento do hábito da leitura e da escrita, na comunidade escolar, serão desenvolvidas atividades envolvendo docentes e educandos na interatividade com o livro, despertando e estimulando o prazer de ler e escrever.
                         



Objetivo Geral

        Proporcionar momentos extrovertidos e agradáveis, que despertem o gosto e o prazer pela leitura e escrita que motive os alunos para a importância desta como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, criando condições para que o aluno desenvolva o gosto pela diversidade textual.


 Objetivos Específicos

Ø   Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação nas diferentes situações e práticas sociais;
Ø   Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
Ø    Produzir e revisar textos em diferentes gêneros;
Ø   Oportunizar aos estudantes o um acervo com uma variedade de gêneros, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
Ø   Interpretar histórias lidas;
Ø   Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
Ø   Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
Ø    Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;
Ø   Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
Ø   Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
    
Conteúdos:



Caricaturas,
Cartum,
Charge,
Conto,
 Fábula,
 História em quadrinhos,
 Leitura e escrita dos gêneros:
Lenda,
 Literatura de cordel,
 Mito,
 Propaganda e anuncio.




Situações de aprendizagem


Ø  Criar o cantinho de leitura;
Ø  Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Ø  Gincana entre classes- Soletrando;
Ø  Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
Ø  Proporcionar momentos de contação de histórias entre as turmas- avental pedagógico;
Ø  Trabalhar leitura de livros infanto-juvenis;
Ø    Trabalhar a fala, com peças teatrais, criando assim um momento alegre e divertido;
Ø  Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
Ø  Dialogar com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
Ø  Roda de leitura para socializar o texto e/ou livro lido em casa;
Ø  Dramatização de lendas amazônicas;
Ø  Dança;
Ø  Dramatização com fantoches;
Ø  Proporcionar momentos de interpretação e escrita de histórias em quadrinhos;
Ø  Trabalhar a arte (desenho) caricatura, cartum, charge;
Ø  Criar o mural dos leitores da semana.


 Produto final
 Danças,
 Depoimento dos alunos e professores.
 Dramatização,
 Exposição do material confeccionado pelos alunos e utilizado na sala,
 Final do soletrando,
 Painel de fotos,


 Recursos
                Livros literários, livros infanto-juvenil, textos variados, literatura de cordel, avental pedagógico, fantoches, murais, data show, computador, cartaz, televisão, DVD, quadro de giz.

  
Avaliação

       A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, o envolvimento dos alunos nas atividades proposta tanto de leitura quanto de escrita, e demais atividades desenvolvidas pelos alunos. Considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos envolvidos no decorrer e ao final do projeto.



Bibliografia

www.trnoticias.com.br
www.google.com.br































Nenhum comentário: