terça-feira, 19 de julho de 2011

DRa. JOELSA ALVES MINISTRA PALESTRA SOBRE DST.

Atividade   realizada hoje a tarde com os alunos do 8º e 9º  turno da tarde,  faz parte de uma das atividades da professora de Ciências Érica Quirino,  ondefoi abordado o tema:  DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS.
Para falar sobre o assunto foi convidada a Dra. Joelsa. Após a palestra um grupo de estudante apresentaram uma peça com  o assunto abordado.

O que são doenças sexualmente transmissíveis (DST)?
Doenças sexualmente transmissíveis (DST), antigamente chamadas de doenças venéreas, são aquelas que você adquire ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já tenha DST. Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas doenças sexualmente transmissíveis tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida (não têm cura). Doenças sexualmente transmissíveis podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Especialistas acreditam que ter uma doença sexualmente transmissível eleva as chances da pessoa ser infectada com o HIV, o vírus que causa AIDS.
É muito comum a pessoa não apresentar sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, na maioria das vezes nos estágios iniciais da doença. Isso pode ocasionar a falta de tratamento até que a doença fique severa. A falta de tratamento precoce pode causar problemas sérios como infertilidade. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem passar para o bebê durante o parto ou gravidez.
 Aqui estão algumas coisas que você precisa saber sobre doenças sexualmente transmissíveis:
·                     Doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres de todas as idades, etnias e classes sociais. Adolescentes e adultos jovens têm doenças sexualmente transmissíveis mais freqüentemente do que outra faixa etária. Isso porque eles têm relações sexuais mais freqüentes e com mais parceiros.
·       A quantidade de pessoas contraindo doenças sexualmente transmissíveis está aumentando.
·                     Você pode estar com um doença sexualmente transmissível, não apresentar sintomas, e assim mesmo a passar para outra pessoa. Por isso os testes são tão importantes. Converse com seu médico sobre a realização de testes para doenças sexualmente transmissíveis, especialmente se você tem mais de um parceiro sexual. Lembre-se que você não precisa apresentar sintomas para fazer os testes.
·                     Doenças sexualmente transmissíveis podem causar problemas sérios de saúde para toda a vida, os quais tendem a ser mais severos em mulheres do que em homens.
·              Algumas doenças sexualmente transmissíveis estão relacionadas a alguns tipos de câncer.
·                  A mãe pode passar uma doença sexualmente transmissível para seu bebê antes, durante e logo após o parto. Algumas dessas doenças sexualmente transmissíveis pode ser facilmente curáveis, porém outras podem causar danos ao recém-nascido e ocasionar problemas para a vida toda ou até a morte.
·      Doenças sexualmente transmissíveis são tratadas com mais sucesso quando diagnosticadas cedo. Há testes e muitos tratamentos para doenças sexualmente transmissíveis. Quando você tiver uma doença sexualmente transmissível é melhor procurar tratamento imediatamente. É importante saber que mesmo que o tratamento curar a doença sexualmente transmissível você pode tê-la novamente.
início da palestra

estudantes atentos
Dra. Joelsa

estudantes
dinâmica
Dinâmica
Dra. Joelsa 

Professora Érica 

Momento antes da apresentação da peça
Apresentação da peça 

estudantes atentos 
atores da peça 

estudantes 

Professora Érica, gestora Neusa e a Dra. Joelsa


Gestora Neusa agradece a presença da Dra Joelsa e a iniciativa da professora Érica em proporcionar atividade diferente aos estudantes.
ATENÇAO: Em breve será apresentado a comunidade escolar  a primeira edição do Jornal VAI DAR O QUE FALAR, aguardem.

Nenhum comentário: