terça-feira, 1 de novembro de 2011

AULA DE REFORÇO COM A PROFESSORA DE HISTÓRIA MARIA DE JESUS -

A leitura leva  a criança  adquirir conhecimentos, desenvolver a capacidade de resolução de seus próprios problemas, reestrutura conceitos e oferece possibilidades de recreação, atingindo muito mais facilmente a sua realização pessoal. A leitura demanda um mecanismo bastante complexo, pois além de exigir base e aquisição de experiências, ainda envolve processos mecânicos, emocionais e mentais. O processo de âmbito mental apresenta quatro etapas, quase simultâneas: PERCEPÇÃO, COMPREENSÃO, REAÇÃO e INTEGRAÇÃO. PERCEPÇÃO: reconhecimento e interpretação da palavra vista. COMPREENSÃO: etapa em que são captados o estado de espírito e as emoções do autor através da determinação dos significados das palavras dentro do contexto; depende muito das experiências anteriores. REAÇÃO: o leitor é levado a reagir às idéias e aos personagens. INTEGRAÇÃO: as idéias expressas no texto se fundem às idéias que o indivíduo já possui. Por isso podemos dizer que ler é pensar; e que através da leitura a criança amplia seus horizontes no tempo e no espaço. É, então, um processo de reação individual, variando muito de pessoa para pessoa, uma vez que cada leitor interpreta, compreende, aceitando ou não aquilo que lê, de acordo com as experiências que possui. 








Um comentário:

NOTICIAS JA disse...

Olhando o blog da escola me deu uma saudade quando eu pertencia a este quadro de funcionarios, lembrei também dos ensinamentos da professora Raimunda que sempre estava ali a nos apoiar quando precisávamos de seus conselhos e ajuda a ela devo muito do que sou hoje tardiamente .PARABENS que Deus lhe abençoe sempre.Dedé