domingo, 27 de novembro de 2011

A ILHA DOS SENTIMENTOS


A ILHA DOS SENTIMENTOS
Era uma vez uma ilha onde moravam os sentimentos.
Num dia de muita tempestade a ilha toda foi inundada e cada um procurou salvar-se como pode.
O AMOR, no entanto, não se apressou, pois queria ficar um pouco mais com sua ilha tão querida. Mas a situação ficou feia e ele começou a se afogar.
Ao ver a RIQUEZA passando em seu luxuoso iate, pediu ajuda: - Não posso levar você, não cabe. Meu barco está cheio de ouro e prata!
Ao ver a VAIDADE passar, também pediu ajuda: -Não posso, você está todo sujo e vai sujar meu barquinho!
Ao ver a TRISTEZA passar, também pediu ajuda: -Ah! AMOR, estou tão triste... prefiro ficar sozinha!
A INDIFERENÇA nem sequer respondeu ao seu pedido de socorro.
Foi então que passou um velhinho e a socorreu: -Sobe, AMOR, eu levo você. O Amor ficou tão feliz e aliviado que até se esqueceu de perguntar o nome do seu benfeitor.
Chegando ao alto de um morro, onde estavam os sentimentos que se haviam salvado, ele perguntou à SABEDORIA: -Quem é aquele velhinho que me salvou?
Ela respondeu: -O TEMPO. Somente o TEMPO é capaz de dar valor a um grande AMOR.

A ilha dos sentimentos.

Mensagem do dia

http://www.youtube.com/watch?v=s41GgGiKAQ4

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Culminância do projeto LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA é nesta sexta.

Esse projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a busca de informações práticas, satisfazer curiosidades, informar-se sobre o que acontece no mundo, divertir-se, aprender, relacionar-se com as pessoas....



terça-feira, 22 de novembro de 2011

ALUNOS APRESENTAM TRABALHOS UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS A SEU FAVOR





ALUNOS FICAM EMPOLGADOS NA APRESENTAÇÃO DA PEÇA



personagens 
Ator principal

Professora Aldineire 

Ler envolve, mais do que saber ler, sobretudo gostar de ler.

Professora Rosa Oliveira - turma do 7º Ano "C".


Ler é importante porque: ajuda o pré-adolescente a descobrir o mundo. O hábito também dará uma força na formação do pensamento hipotético e dedutivo, além de incentivar a capacidade de abstração. O jovem aumenta o conhecimento e a percepção do mundo. A leitura surge como um instrumento que a ajuda a confrontar idéias, ideais e valores. É nessa fase que começa a formação da capacidade crítica.

O desafio de fazê-lo abrir um livro por vontade própria pode aumentar com o passar do tempo. Ao tentar forçá-lo a ler, muitas atividades escolares só tendem a separar ainda mais o aluno do livro e é essencial que esse quadro seja revertido na chegada da criança à adolescência. 
Como estimular: procure indicar, mas nunca forçar, livros que reflitam as transformações que eles estão passando nessa época. Histórias que mostrem mudanças, com narradores próximos à realidade do leitor, podem ajudar ele a assimilar essa fase da vida. 
  


domingo, 20 de novembro de 2011

Dia Nacional da Consciência Negra



História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

1ª oficina da Jornada de Gestão Escolar em Tarauacá




OBJETIVO:
·         Superar a visão do PDE Escola como ferramenta de “repasse de recursos” e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, abordando as três principais etapas do “ciclo de gestão” de projetos e programas: planejamento, execução/monitoramento e avaliação.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

17 DE NOVEMBRO * TRATADO DE PETRÓPOLIS

Durante quatro anos, entre 1899 e 1903, lutaram os brasileiros do Acre contra o domínio boliviano. Lutaram seringueiros armados de simples papo-amarelos (winchesters) contra forças militares adestradas e armadas com fuzis de guerra, enfrentando a morte numa trincheira qualquer.
Muitos foram os que morreram por essa terra durante aqueles dias de guerra. Por mais que os consideremos heróis, sequer sabemos seus nomes. E por todo o tempo dessa luta o governo brasileiro insistiu em considerar que a letra dos tratados de limites assinados há décadas, há séculos atrás, eram mais importantes.

Para o presidente Campos Sales, que governou o Brasil entre 1898 e 1902, a principal preocupação era aumentar as vantagens econômicas dos exportadores de café do sul do país. O que interessava meia dúzia de aventureiros da longínqua região da borracha? Não foi a toa que exatamente nessa época o Brasil começou a ser conhecido como a Republica do Café com Leite, numa referência direta ao predomínio de São Paulo e Minas Gerais sobre os outros estados brasileiros.

Porém, por trás do incompreensível desinteresse que o governo brasileiro assumiu em relação à rica região do Acre são visíveis muitos sinais de uma certa covardia. A lição da Guerra de Canudos havia sido demasiadamente dura para o governo federal. As seguidas derrotas do exército brasileiro para os seguidores de Antônio Conselheiro haviam desmoralizado as forças armadas brasileiras. Até mesmo o desfecho daquela guerra havia sido duvidoso, já que a vitória veio marcada pelo doloroso massacre de centenas de homens, mulheres e crianças, cidadãos brasileiros, cujos únicos delitos eram o de terem nascido pobres e o de, em seu desespero, acreditarem nas profecias e palavras do Conselheiro. Se o exército brasileiro havia sido tão vergonhosamente humilhado por uma turba de fanáticos miseráveis no sertão da Bahia, o que poderia acontecer nessa guerra que se travava nos confins do deserto amazônico, onde só se chegava depois de meses de viagem e, ainda assim, somente durante alguns meses do ano? Pelo rumo dos acontecimentos e pronunciamentos oficiais do governo fica evidente que o Brasil parecia ter mais medo do Acre brasileiro do que seria possível sentir da Bolívia, historicamente um dos mais pobres, atrasados e oprimidos países da latino América.

A tudo isso os acreanos assistiram “sem recuar, sem cair, sem temer” em sua luta inglória. Foram tempos difíceis. Ainda piores quando o próprio governo brasileiro acabou com a Republica do Acre, destituiu os revolucionários e devolveu o controle da região para as autoridades bolivianas. Tudo parecia acabado então. Ainda assim aqueles brasileiros do Acre mantiveram-se firmes em seu ideal de resistir até o fim, com ou sem o Brasil ao seu lado.

Porém, a notícia da formação do Bolivian Syndicate - e da possível internacionalização de boa parte da Amazônia - sacudiu a opinião publica nacional e forçou o novo presidente da Republica, Rodrigues Alves, a mudar a posição oficial do governo brasileiro. A partir de então ficou evidente que era necessário tornar brasileiras as terras habitadas por nacionais. Que seria preciso negociar a permanência do Acre sob domínio brasileiro. Qualquer outra opção tornara-se inaceitável.

Só restou então ao governo ceder pequenas áreas de fronteira, prometer a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré e indenizar com libras esterlinas a Bolívia e o Bolivian Syndicate. O Acre brasileiro, conflagrado, revolucionário, não mais poderia ser recusado ou desconhecido pelo Brasil.

Assim nascia o Tratado de Petrópolis e com ele nascia o Acre brasileiro. Por mais que boa parte dos méritos do Tratado deva ser creditado ao competente trabalho do Barão do Rio Branco, Ministro do Exterior na época, não devemos esquecer que foi a luta acreana o principal e determinante fator que levou à sua existência.

Obs: O que parecia o ponto final de um dos episódios mais dramáticos da história brasileira, na verdade se revelou como o início de duas outras questões não menos importantes: a necessidade de negociar com o Peru a regularização da área ocupada por brasileiros no vale do Juruá e, por outro lado, descobrir o que fazer com o Acre agora que ele havia se tornado parte do Brasil. Mas essa já é uma outra história ... (Pagina20)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA

                        
Gestora Neusa Rego

Abra os olhos e sinta o prazer da vida,

pois hoje é um dia muito especial.
É o seu aniversário !
É um dia para refletir 

sobre o ano que passou.

Foram  erros e acertos,
mas sempre a certeza
de viver intensamente cada dia,
aproveitando cada momento 
para aprender e evoluir.


Pois, cada dia é mais um passo

na longa caminhada da vida.

E certamente você como ninguém
sabe a pessoa especial que é.
Desejamos  tudo de bom.


Que você possa ser feliz

e faça os outros felizes,

pois não há dádiva maior
que a vida e o amor.
Por isso,

nunca pare a busca pelo crescimento interior

e continue sempre a ser
a pessoa que você é.
Feliz Aniversário!!!  Neusa

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República (15 de novembro de 1889)

                           
                  Deodoro da Fonseca: executor de uma mudança construída ao longo do tempo. 

O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações em que visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia. 


Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado. 


Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a campanha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico. Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão de obra escrava. 


Até aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membros da elite agroexportadora nacional não mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentação política pode ser ainda explicada com as consequências de duas leis que merecem destaque. Em 1850, a lei Eusébio de Queiroz proibiu a tráfico de escravos, encarecendo o uso desse tipo de força de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mãos dos grandes proprietários de terra. 


O conjunto dessas transformações ganhou maior força a partir de 1870. Naquele ano, os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas ideias no Manifesto Republicano. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei. 

No ano de 1888, a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Isabel deu o último suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam a presença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições da sociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país e naquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional. 

A ameaça de deposição e mudança dentro do exército serviu de motivação suficiente para que o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir somente a mudança do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaça militar foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República. 

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada. 

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

domingo, 13 de novembro de 2011

O CARPINTEIRO

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria. 

O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma ultima casa como um favor especial. O carpinteiro consentiu, mas com o tempo era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão de obra e matérias primas de qualidade inferior. 

Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira. 

Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. "Esta é a sua casa", ele disse, "meu presente a você." 

Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira. 

Assim acontece conosco. Nos construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor. 

Nos assuntos importantes nos não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, nos olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente. 

Pense em você como o carpinteiro. Pense sobre sua casa. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a única vida que você construirá. Mesmo que você tenha somente mais um dia de vida, este dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade. 

A placa na parede está escrito: "A vida é um projeto de faça você mesmo." 

Quem poderia dizer isso mais claramente? Sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado. Sua vida de amanhã será o resultado de suas atitudes e escolhas que fizer hoje.



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

HOJE DIA DA DIRETORA

Neusa Rego


Dia da diretora

Hoje é dia de alegria
Dia pra comemorar
Hora de reflexão
Deixar falar o coração
E um pouco se alegrar

Nesta data nem lembramos
Mas, hoje será diferente
É um dia importante
É também pra comer bolo
E tomar refrigerante

No Brasil tem dia pra tudo
Do fulano e do cicrano
Da santinha e da doutora
Do herói da nossa história
Da médica e da professora

Pois para quem ainda não sabem
Tem o dia dela também
E eu vou aqui lhes lembrar
Ela é mulher de fibra
E vou lhes apresentar

Para nossa diretora
A data é especial
Pra fazer um carnaval
Estou falando do dia
Pra gente fazer poesia

 É isso mesmo que ouviu
É o dia da gestora
Ela que não tem sossego
Todo dia nessa luta
A querida Neusa Rego

Quero aqui neste momento
Entregar essa lembrança
Singela e especial
De todo nosso coração
Em nome do pessoal

Professores e Serventes
Merendeiras e vigias
Coordenadores e alunos
Com toda sinceridade
Da nossa comunidade

A você grandiosa amiga
Felicidades no seu dia
Receba o nosso abraço
Conte com nosso apoio
Com amor e alegria

Por aqui vou terminar
Mas a festa continua
Me dê aqui um abraço
Corte logo esse bolo
E vamos comer um pedaço

Saúde, paz e amor
O resto a gente enfrenta
Somos fortes na união
Firmes na grande missão
Pela nossa educação.

Era isso meus amigos
Que eu tinha a dizer
Obrigado amiga Neusa
Felicidade no seu dia
Que só nos deu alegria.






terça-feira, 8 de novembro de 2011

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA: PROFESSOR NILSON E ALUNOS DO 9º ANO

Professor Nilson e seus alunos do 9º ano "C". 

Professor Nilson (Ciências) realiza experiência com os alunos do 9º Ano “C”, para verificar a velocidade de uma reação química. 

Veja o material utilizado.

1 copo de vidro transparente com água fria pela metade;

1 copo de vidro transparente com água natural pela metade;

1 relógio

2 comprimidos efervescente (de vitamina C ou antiácido )

Como realizar a experiência.

a) Você pode demonstrar o experimento para classe. Coloque quantidades iguais de água quente em dos copos e dee água fria no outro copo.


b) Oriente os alunos a observar o que vai acontecer quando os comprimidos forem colocados nos copos. Peça a um aluno( voluntário) que cronometre o tempo de dissolução total de cada comprimido.

c) Adicione, ao mesmo tempo, um comprimido em cada copo e observe

Discussão:

Você pode apresentar aos alunos as seguintes questionamentos.

a) O que aconteceu com cada um dos comprimidos?

b) Que fator alterou a velocidade da reação química?

c) Pesquise e descubra que outros fatores podem acelerar a velocidade de reações químicas .....





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ALUNOS DO 9º ANO PARTICIPAM DA PROVA BRASIL










Começaram hoje no município  de Tarauacá aplicação da avalição  que mede o IDEB das escolas públicas  do Brasil - Prova Brasil.
Cerca de 120  alunos da nossa escola farão a prova. Desde o início do ano a escola vem preparando os alunos para essa avaliação tão importante, que avalia não somente a aprendizagem do alunos, mas a escola como um todo.

Sucesso a todos!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Parabéns Raimunda ; )

Parabéns,  hoje é o seu aniversário

 Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

 Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. 

É ser grato, reconhecido, forte, destemido.

É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;

Parabéns a você nesse dia tão grandioso...

É muito bom contar com a sua presença entre nós, e não há nada que aconteça que possa ser completo sem a sua companhia. 



Feliz aniversário!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ... Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ... Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ... Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ... Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ... Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...
http://www.otimismoemrede.com/o-que-voce-pode-fazer-para-mudar-o-mundo.html

MÃES DE ALUNOS ATENDEM CONVITE DA COORDENADORA DE ENSINO LIBERDADE