quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A leitura faz a diferença na aprendizagem do aluno


ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA DE ENSINO



FUNDAMENTAL “PLÁCIDO DE CASTRO”

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA


“LENDO E ESCREVENDO
 NA ESCOLA”

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO



ESCOLA: ESC. DE ENSINO FUNDAMENTAL “PLÁCIDO DE CASTRO”
ENDEREÇO: AVENIDA ANTONIO FROTA, 377
TELEFONE: (68) 3462-1768
E-MAIL: placidodecastro2012@hotmail.com
TEMA: LEITURA E ESCRITA
TÍTULO: LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA
TEMPO PREVISTO: 08 MESES


EQUIPE GESTORA:
•    MARIA NEUSA ARAÚJO REGO – DIRETORA
•    MARIA DA LIBERDADE BAYMA SARAIVA – COORD. DE ENSINO
•    JOCILENE MARIA DA COSTA OZÓRIO – COORD. ADMINISTRATIVA
•    VALDERNILSON DE LIMA GOMES – COORD. PEDAGÓGICO
•    ÉRICA ALESSANDRA QUIRINO GOMES – COORD. PEDAGÓGICA



PROFESSORES RESPONSÁVEIS
•    ANNA ALINNE CORREIA PATRICIO
•    EDILENE DE OLIVEIRA DA SILVA
•    MARIA TERESINHA DA SILVA CRUZ
•    CARLA MARIA MAIA VERAS


                                                     Tarauacá-AC, Março de 2012.




 “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.
                                                                   Bill Gates



ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL “PLÁCIDO DE CASTRO”

PROJETO DE LEITURA

“LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA”

I – JUSTIFICATIVA

                Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.
                 A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
               A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.
              Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem, a Escola Plácido de Castro,  desenvolve o Projeto de Leitura “Lendo e Escrevendo na Escola”, trabalhando não apenas “leitura”, mas todas as leituras que apresentam no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.


II – Objetivo Geral


Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores;
 
III – Objetivos Específicos
•    Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;
•    Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
•    Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
•    Buscar informações, selecionar estratégias de leitura conforme os propósitos específicos;
•    Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados
autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades
criativas;
•    Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
•    Identificar as características dos gêneros estudados;
•    Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos lingüísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
•    Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
•    Produzir e revisar textos em diferentes gêneros;

IV – Conteúdos:
•    Leitura
•    Procedimentos de leitura;
•    Características dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel
•    Produção de textos;
•    Revisão de textos;

V – Situações de aprendizagem
 
6º ano
•    Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
•    Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
•    Apresente aos alunos as características do gênero Poema;
•    Faça a leitura de um poema bem interessante para turma;
•    Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
•    Faça leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
•    Apresente a biografia de alguns autores (Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade) e outros que o professor considera interessante;
•    Proponha que os alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
•    Peça que os alunos façam a reescrita de poemas;
•    Desafie os alunos a declamarem os poemas;


7º ano
•    Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
•    Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
•    Apresente aos alunos as características do gênero Conto;
•    Selecione vários contos para que os alunos leiam;
•    Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
•    Realizar a oficina do livro O príncipe feliz e outros contos, de Oscar Wilde;
•    Proponha a reescrita de um conto com um novo enfoque;
•    Organize uma coletânea de contos reescritos pelos alunos;
•    Prepare uma peça teatral baseada em um conto que os alunos consideram interessante;




8º ano
•    Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
•    Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
•    Apresente aos alunos as características do gênero Memória Literárias;
•    Selecione livros e textos de Memórias literárias para que os alunos leiam;
•    Leituras de memórias literárias pelo professor;
•    Leitura pelo professor da produção literária da Clarisse, fazendo as marcações necessárias
•    Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
•    Proponha a leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
•    Roda de leitura para socializar o livro lido em casa;
•    Incentive os alunos a escreveram suas memórias e/ou as de outra pessoa;
•    Organize uma coletânea de Memórias Literárias;


9º ano

•    Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
•    Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
•    Realize pesquisas sobre a origem do cordel e dos principais cordelistas brasileiros  no Laboratório de Informática e Biblioteca;
•    Apresente aos alunos as características do gênero Literatura de Cordel;
•    Selecione livros de Literatura de Cordel para que os alunos leiam;
•    Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
•    Comente com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
•    Proponha a leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
•    Roda de leitura para socializar o livro lido em casa;
•    Comente com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
•    Solicite que em duplas os alunos escrevam um livro de Literatura de Cordel;
•    Faça a reescrita dos textos de cordel;
•    Organize uma coletânea dos livros escritos pelos alunos;
•    Incentive os alunos declamar os textos poéticos para a comunidade escolar.
•    Criar um jornal mural;



V – Produto final – Realizar uma amostra de todo o material realizado durante o projeto.

VI – Recursos
    Livros literários, livros infanto-juvenil, revistas, jornais, literatura de cordel, caixinha de leitura, data show, computador, cartaz, televisão, DVD, quadro de giz.

VII – Avaliação
    Considerar a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.

VIII – Bibliografia

Nova escola – Ed – Especial “Ler em todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010
Nova escola – Ed – Especial Planejamento
Nova escola – Ed. Especial Produção de texto
Nova escola – Ler na escola – Ago/ 2010
Nova escola – Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010
Nova escola – Leitura – as melhores estratégias para ler por prazer, para estudar, para se informar Ago/ 2006
Revista Mundo Jovem – Encarte “Leitura, uma atitude inteligente – Set/ 2010.

Nenhum comentário: