quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Culminância do Projeto "Da cor do Brasil"




ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL “PLÁCIDO DE CASTRO”

Culminância do Projeto Interdisciplinar “Da cor do Brasil”

Objetivo:
Apresentar à comunidade escolar as atividades desenvolvidas no projeto “Da cor do Brasil” que busca mostrar a identidade cultural de nosso povo, compreendendo a si mesmo como resultado desse processo de miscigenação e pertencente a essa sociedade.

                                             PROGRAMAÇÃO
   Parte I
Data: 03 /12/2014
Horário: 10h45min – MANHÃ
             16h45min – TARDE
Local: Refeitório da escola.
Abertura – Neusa Rego
Ø Dança Olodum- resp. Marcela e Luzivane;
Ø Dramatização- Racismo no avião –resp.Meire
Ø Peça teatral – Preconceito – resp.Luzivane
Ø Dança Axé –resp.Luciana
Ø Dramatização – Ter consciência negra- resp.Leandra/Aldineire;
Ø Dança – O canto das três raças – resp.Gabriela;
Ø Dança waka - waka- resp.Meire;



Parte II
Data: 06 /12/2014
Horário: 08h00min ás 12h00min
Local: Refeitório da escola.
Abertura – Neusa Rego
Agradecimentos: professores, alunos, coordenação e funcionários.
Ø   Desfile das bandeiras – Escola/Município/Estado/Brasil/África do Sul- resp. Prof.Luzivane;
Ø   Dança - Maculelê – Professoras Rosinha
          Roda de capoeira – Valdernilson

GINCANA (a cada 4 questões uma apresentação)

Ø Dança Pérola Negra - Professora Meire
Ø Escolha da baiana mais bem arrumada- Aldineire /Rosinha; (Prova vale ponto)
Ø Escolha do melhor discurso sobre racismo e preconceito (Prova vale ponto)
Ø Escolha do melhor cartaz sobre o tema- Resp. Valéria /Luciana; (Prova vale ponto)
Ø Melhor torcida/grito de guerra - (Prova vale ponto)
Ø Do passinho – resp. Prof.Aldineire;
Ø Personalidades negras...; resp. Professora Meire/Silvia/Rogério.
Ø Dança – música olhos coloridos – 8º ano “C” - Gabriela
Ø  Carimbó - resp. Marcela / Luzivane
Ø Canto de música Zumbi -7° ano “A”– Rosinha
Ø Samba – resp. Luciana;
Ø Dança Morena de Angolaresp. Graciela;
Ø Pagode – resp. Valéria;
Ø Desfile pratos típicos da culinária afro-brasileira resp. Meire/Silvia/Rogério
Ø Dança – Bolimbolacho- 8° ano “B”- resp.Anna Aline
Ø     Escolha da beleza negra – masculino e feminino -  Marcela;
SERVIR A FEIJOADA;



PROJETO INTERDISCIPLINAR
DA COR DO BRASIL






     Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.




1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: DA COR DO BRASIL
Tempo de execução: um mês – 22/10 a 22/11/2014.
Culminância: Dia 21 de novembro –
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Geografia, Artes, Religião, Ciências e Inglês.
Público alvo:
Alunos do 6º ao 9° ano


2. JUSTIFICATIVA


Em cumprimento a lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 que i torna obrigatória a temática “História e cultura Afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio, instituindo Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico - Raciais, esta unidade de ensino decidiu desenvolver o projeto Interdisciplinar “DA COR DO BRASIL” a partir de temas que norteiam a discussão sobre a igualdade racial, reconhecimento e valorização da história da África, cultura negra brasileira, o negro na formação da sociedade brasileira, a luta  e contribuição dos negros  nas áreas social,econômica e política do Brasil.

O principio norteador deste projeto é a questão do negro, a desconstrução do preconceito racial e a reafirmação de uma autoestima positiva da população negra e mestiça. Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo e que a partir dessas reflexões conheçamos com maior clareza o universo cultural afro-brasileiro.


3. OBJETIVOS GERAIS
Propiciar aos alunos conteúdos e conceitos relevantes acerca dos diversos temas que contam a contribuição para acultura e a sociedade brasileira, bem como refletir a respeito da invisibilidade desses indivíduos na nossa história.


3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v Investigar e discutir a identidade cultural de nosso povo, compreendendo a si mesmo como resultado desse processo de miscigenação e pertencente a essa sociedade;

v Conhecer as diversidades culturais brasileiras, respeitando-as como resultantes
de um processo histórico;

v Identificar elementos culturais que constituem o chamado sincretismo religioso brasileiro.

v Conhecer a formação do continente africano;

v Reconhecer a influencia cultural dos povos africanos no Brasil;

v Refletir sobre a institucionalização do preconceito racial;

v Compreender que a cozinha africana ajudou a criar a cozinha brasileira.

v Reconhecer a influencia africana no repertório linguístico da Língua                                                                   Portuguesa, identificando a origem das palavras e suas derivações;

v Propiciar o conhecimento acerca das histórias de vida de personagens negros e sua contribuição para a cultura e a sociedade brasileiras;

v Conhecer os temperos introduzidos pelos africanos nos pratos brasileiros;

v Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil;

v Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;

v  Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivem centenas de negros no Brasil;


4.  SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
ü  Leitura e discussão de textos informativos;
ü  Realizar uma investigação de forma natural e espontânea para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Dia da Consciência Negra;
ü  Elaboração de atividades que promovam debates e conscientizações sobre o tema do projeto;
ü  Pesquisas a partir dos temas abordados;
ü  Apresentar slides, vídeos, documentários, filmes sobre o tema estudado.
ü  Apresentação de danças originárias da África;
ü  Apresentação de peças teatrais relacionadas ao tema do projeto.
ü  Apresentação de Roda de Capoeira;
ü  Criação de paródias pelos alunos sobre o tema;
ü  Realização de uma gincana;
ü  Palestra sobre direitos humanos com foco na causa negra; Rosinha /Aldineire
5. TEMAS A SEREM TRABALHADOS NO DECORRER DO PROJETO
v  Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto hoje dentro da nossa sociedade? - Ensino Religioso
v  Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do Mapa mundi – prof. de Geografia;
v A influência cultural dos povos africanos no Brasil e no Acre – História
v A presença da culinária africana no cardápio brasileiro – Ciências
v A religiosidade – Ensino Religioso;
v As personalidades negras que se destacaram no mundo – Ciências
v Contexto histórico: As marcas africanas na formação da identidade brasileira- Geografia;
v Palavras africanas incorporadas a Língua Portuguesa – Inglês;
v A influência africana na musica, dança e nas artes – Artes;
v A escravidão no Brasil - História;
v História e vida de Zumbi- História;
v História do dia da Consciência Negra – todos;
6. PRODUTO FINAL
ü  Desfiles
ü  Paródia;
ü Roda de capoeira;
ü Apresentação de Peças teatrais
v  Racismo no avião - Professora Meire
ü  Escolha do melhor cartaz sobre o tema;
ü  Escolha do melhor discurso sobre racismo e preconceito (alunos da gincana);
ü  Melhor grito de guerra (gincana);
ü  Gincana;
ü  Culinária – fazer um desfile mostrando os pratos típicos da culinária?
ü  Servir uma feijoada;
7. RECURSOS
·         Textos, vídeos, danças e filmes, Internet, DVD, CD, papel, pincel, Pen drive, Data show, TV, caixa de som, microfone;
    
8. Avaliação
A avaliação será contínua observando o envolvimento nas atividades propostas.
9.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Projeto Minha África Brasileira- Projeto Poronga
Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula – Renata Felinto
Google
                 http://www.acordacultura.org.br/
              http://smsnteacher.blogspot.com.br/

Professores

Aldineire Maria Albano Ponciano- História / Geografia
Maria Rosineide Alves dos Santos - História
Maria Leandra Alves Pereira - História
Gabriela Joelma da Frota Bruneta - História
Maria Luzivane Silva Piauhy - Geografia
Graciela Aparecida B. Garbin - Geografia
Rogério da Costa Lopes – Ciências
Meire de lima Andrade - Ciências
Silvia Vieira Lessa -  Ciências
Maria Vanete de Lima Freire – Ensino Religioso
Anna Aline Correia Patrício - Ensino Religioso
            Marcela da Costa Silva - Inglês
Luciana de Oliveira  Machado – Inglês/Artes
Ana Valéria T. do Nascimento - Artes

Colaboradores:

Érica Alessandra Quirino Gomes – Coordenadora Pedagógica
Maria Neusa Araujo Rego - Gestora
Valdernilson Lima Gomes – Coordenador de Ensino
Maria jocilene da Costa Ozório – Coordenadora Administrativa















































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