sexta-feira, 29 de novembro de 2019

PROFESSORA EULÁLIA DESENVOLVE TRABALHO COM OS ALUNOS NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A professora Eulália Maria Hespanhol Nunes desenvolveu o trabalho sobre as máscaras africanas na semana da Consciência Negra. Vários alunos de várias turmas realizaram um trabalho de confecção com as máscaras africanas assim também como um desfile  para apresentação das máscaras.

As máscaras africanas são elementos culturais de extrema importância para os diversos povos que integram a África. Possuem significados diferentes umas das outras, dependendo da ocasião, da cultura e do povo que as utiliza. São muitos os tipos, significados, usos e materiais que compõem essas peças, sendo que um mesmo povo pode ter distintas e várias máscaras. São muitos os materiais utilizados como suporte para as suas confecções.


Apesar de serem reconhecidas como objetos artísticos (que fazem parte da enorme riqueza do continente africano e o respeito em torno deles é enorme), as máscaras africanas, na realidade, representam muito mais do que meros adereços para as populações que as utilizam. Elas são símbolos ritualísticos que têm o poder de aproximar as pessoas da espiritualidade.


Essas peças são produzidas como instrumentos essenciais em diversos ritos, como rituais de iniciação, nascimentos, funerais, celebrações, casamentos, curas de doentes e outras ocasiões importantes.



Nenhum comentário: